Cometa mais brilhante do ano poderá ser visto em Goiás a partir de 25 de outubro



Por Rota Araguaia em 23/10/2025 às 06:59 hs

Cometa mais brilhante do ano poderá ser visto em Goiás a partir de 25 de outubro
Cometa C/2025 A6 (Lemmon) — Foto: Wikimedia/Domínio Público

Redação

O cometa C/2025 A6 (Lemmon), considerado o mais brilhante do ano, poderá ser observado no céu de Goiás entre os dias 25 de outubro e 12 de novembro. Segundo o astrofísico e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Victor Barbosa, o fenômeno é raro e só voltará a se aproximar da Terra daqui a 1,3 mil anos.

A previsão é de que o brilho máximo ocorra no dia 31 de outubro, data que coincide com o Halloween (Dia das Bruxas). “Observadores devem buscá-lo na direção noroeste, logo após o pôr do sol, quando as primeiras estrelas começam a aparecer no céu”, orientou o especialista.

O cometa foi descoberto em janeiro de 2024 por astrônomos do Observatório Mount Lemmon, no Arizona (EUA). De acordo com Victor Barbosa, o brilho do Lemmon depende da proximidade com o Sol e da composição de seus gases e poeira.

“É esperado que ele seja o mais brilhante de 2025, mas não deve superar o cometa NeoWise, observado em 2020”, explicou o astrofísico.

Como e onde observar o cometa

A expectativa é que o cometa Lemmon possa ser visto a olho nu, especialmente em locais afastados de áreas urbanas e com céu escuro e limpo. Em Goiânia, o especialista recomenda campos abertos, parques ou regiões rurais para uma melhor visualização.

“Se estiver visível a olho nu, ele aparecerá como um ponto brilhante e difuso no céu. O uso de binóculos ou telescópios ajuda bastante, pois esses instrumentos captam luzes mais fracas do que nossos olhos conseguem enxergar”, destacou Barbosa.

Os melhores horários para observação são logo após o pôr do sol, entre 18h30 e 20h. A visibilidade dependerá de dois fatores principais:

  • A quantidade de poeira e gás liberada pelo cometa, que aumenta conforme ele se aproxima do Sol.

  • As condições climáticas e de iluminação: regiões com menor poluição luminosa e céu limpo favorecem a observação.

 

Na metade sul de Goiás, a previsão indica céu limpo até o dia 26 de outubro, o que deve facilitar a visualização do fenômeno astronômico.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !